I Congreso ISKO España-Portugal. — XI Congreso ISKO-España. Porto (Portugal), 7 a 9 de noviembre de 2013.
Ribeiro, Fernanda, Cerveira, Maria Elisa. Informaçâo e/ou conhecimento: as duas faces de Jano. Atas del I Congreso ISKO Espanha e Portugal — XI Congreso ISKO España. Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Cetac.Media, 2013.
Más información en la web del congreso
Ponencias
- Sofia Miguens. Filosofia da mente e ciência da informaçâo.
- Armando Malheiro da Silva. As Ciências da comunicação e informaçâo e a gestâo da informação / conhecimento.
Fundamentos, modelos e métodos para a organização e representação da informação
- María del Carmen Agustín Lacruz, Raquel Gómez Díaz, José Antonio Salvador Oliván. Competencias para el análisis, la representación, la organización y la recuperación de la información en los grados de Información y Documentación en España.
- Ana Cristina de Albuquerque, Telma Campaha de Carvalho Madio. Classificação e fotografia.
- Carlos Cândido de Almeida. Notas sobre los conceitos semióticos fundamentais à organização do conhecimento.
- Laffayete Alvares Júnior, Gustavo Silva Saldanha. O mundo é o assunto: epistemologia da indexação no século XIX.
- María-José Baños-Moreno, Juan-Antonio Pastor-Sánchez, Rodrigo Martínez-Béjar. Propuesta de actualización de macro-tesauros a partir de noticias de divulgación científico-tecnológica.
- Thiago Henrique Bragato Barros. Perspectivas de renovação em classificação arquivistica: novos olhares velhos métodos.
- Jorge Caldera-Serrano. Colecciones audiovisuales on line en España y Portugal. Fuentes para el film research.
- Maria Luiza de Almeida Campos. Ontologia de fundamentação como um modelo teórico para a representação de domínios: desafios para a formação de profissionais de informação.
- Gilberto Gomes Cândido, João Batista Ernesto de Moraes. Análise documenta de conteúdo de artigo científico: a utilização do percurso gerativo de sentido para identificação da temática.
- G. Cantos Mateos, M. A. Zulueta, Benjamín Vargas-Quesada, Z. Chinchilla-Rodríguez. Estudio comparativo sobre la visualización de redes de co-words a través de los descriptores del Science citation index y de Medline.
- Paula Regina Dal’Evedove, Carlos Cândido de Almeida, Mariângela Spotti Lopes Fujita. A interpretação de conceitos no processo de indexação: aspectos e reflexões semióticas.
- Laila Figueiredo di Pietro. Organização e representação da informação em documentos de preservação da memória social: o acervo do Museo de la Memoria y Derechos Humanos do Chile.
- Gilberto L. Fernandes, Mamede Lima-Marques. Considerações sobre a abrangência disciplinar da ciência da informação: fundamentos, modelos e métodos para a organização e representação da informação.
- Isidoro Gil-Leiva, Mariângela Spotti Lopes Fujita, Pedro Díaz-Ortuño. Elaboración de índices para libros: perspectivas de actuación y formación profesional en España y Brasil.
- Thulio Pereira Dias Gomes, Vânia Lisbôa da Silveira Guedes, Maria José Veloso da Costa Santos. Interferências dos contextos de produção e de uso na análise documentária de charge.
- Antonio J. Gómez-Núñez, Benjamín Vargas-Quesada, Teresa Muñoz-Écija, Félix de Moya Anegón. Visualización y análisis de la estructura de la base de datos Scopus.
- Vânia Lisbôa da Silveira Guedes, Maria de Fátima Sousa de Oliveira Barbosa, Maria José Veloso Da Costa Santos. Investigação da regularidade e produtividade de nominalizações deverbais em cartas científicas em língua portuguesa.
- José Augusto Chaves Guimarães, Daniela de Oliveira Matos, Juan Carlos Fernández-Molina, Jéssica de Araújo Lopes. Bases teóricas da análise documental: uma análise de domínio a partir das percepções das comunidades científicas do Brasil e da Espanha.
- Nair Yumiko Kobashi. O campo da organização da informação e do conhecimento: análise da produção intelectual publicada em anais e periódicos brasileiros de Ciência da informação (2000-2010).
- Vânia Mara Alves Lima, Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos, Mechely Jabala Mamede Vogel. A teoria do campo semântico no desenvolvimiento de vocabulários estruturados para a web semântica.
- Elaine de Oliveira Lucas, Marilda Lopes Ginez de Lara, José Antonio Moreiro González. Abordagem da linguagem na produçao científica do campo da organização do conhecimento (KO).
- Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan, Gercina ângela Borém de Oliveira Lima. Modelagem conceitual: os princípios de Ranganathan aplicados na interface de busca de uma biblioteca digital de documentos acadêmicos.
- Carlos H. Marcondes. Documentos: sua relação com informação e conhecimento. Fundamentos, modelos e métodos para a organização e prepresentação da informação.
- Maria Beatriz Marques. A avaliação dos outcomes dos sistemas de organização e representação da informação.
- Daniel Martínez-Ávila, Rosa San Segundo, José Augusto Chaves Guimarães. Fundamentos y continuidad de modelos de clasificaciones alternativas a la clasificación decimal de Dewey para la organización de la información en las bibliotecas.
- Gracy Kelli Martins, João Batista Ernesto de Moraes. Sistematização de conteúdos em organização e representação do conhecimento: um estudo nos periódicos de Ciência da informação no Brasil.
- Maria Aparecida Moura. Formações discursivas emergentes, folksonomia e espaçps sociais de informação semântica (SSIS): as contribuições da teoria dos níveis integrativos nos estudos do Classification Reseach Group (CRG).
- Eduardo Ismael Murguia, Rodrigo de Sales. Práticas discursivas na organização do conhecimento: Otlet, Bliss e ISKO.
- H. Peter Ohly. Kowledge organization and ISKO: Some considerations for its development.
- Henry Poncio Cruz de Oliveira, Silvana Aparecida Borsetti Gregório VIdotti. O ensino de arquitetura da informação e organização/representação da informação digital: uma análise curricular dos cursos de Biblioteconomia do Brasil.
- Leandra Pereira de Oliveira, Vera Lucia Doyle Louzada de mattos Dodebei. Análise de domínio em agricultura: o uso conjunto da garantia literária (a lavoura) e do consenso entre especialistas (esquema de classificação AGRIS/CARIS) como princípios para a Organização do Conhecimento.
- Virginia Bentes Pinto, Camila Regina de Oliveira Rabelo, Igor Peixoto Torres Girão. O padrão snomed-ct como linguagem para a organização e representação da informação em prontuários do paciente.
- Fernanda Ribeiro. O suo da classificação nos arquivos como instrumento de organização, representação e recuperação da informação.
- Gustavo Silva Saldanha. Filosofia da linguagem e organização do conhecimento nos anos 1930: a pragmática em Wittgenstein e em Ranganathan.
- Rodrigo de Sales, José Augusto Chaves Guimarães. Julius Otto Kaiser na organização da informação: contribuções para classificação, catalogação e indexação de assuntos.
- Clarissa Schmidt, Johanna W. Smit. Organização da informação e arquivos: diferentes perspectivas informacionais em torno do documento de arquivo.
- Rafael Aparecido Moron Semidão, Carlos Cândido de Almeida, Walter Moreira. Diretrizes para análise conceitual: as perspectivas de Hjorland, Dahlberg e Lakoff.
- Ana Paula da Silva, Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos. A Aplicação do sistema de classificação decimal de Dewey para obras literárias.
- Naira Christofoletti Silveira, Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo. Aspectos culturais na representação descritiva da autoria: análise normativa.
- Ana Carolina Simionato, Plácida Lepoldina Ventura Amorim da Costa Santos. A representação da imagem digital: os metadatos descritivos.
- Jóice Cleide Cardoso Ennes de Souza, Rosali Fernandez de Souza. Abordagem teórica conceitual de representação de fotografias em bancos de imagens, para uso na publicidade.
- Natália Bolfarini Tognoli. A origem do método diplomático como subsídio à organização da informação arquivística.
- Carlai Zapata Rincón, Lilia M. Ferrer Morillo. Glosario de innovación: uma discussão a partir das obras de diplomática. Una perspectiva terminológica.
Organização da informação para gestão do conhecimento
- María del Carmen Agustín Lacruz, Mariangela Spotti Lopes Fujita, Ana Lúcia Terra. Indizar, clasificar y organizar las colecciones en las bibliotecas escolares: herramientas en lengua española y portuguesa.
- Marisa Pereira Aldeias, António Lucas Soares. Revisitando o mapeamento de competências: o caso das instituições académicas.
- Maria Almeida, António Lucas Soares. Knowledge organization and organizational learning: The case of project based organizations.
- Eliane Pawlowski de Oliveira Araujo, Cláudio Paixão Anastácio de Paula. Subjetividade, informação e tomada de decisão organizacional: uso das dimensões simbólicas e afetivas na compreensão da dinãmica decisória.
- Jorge Caldera-Serrano. La descripción de imagen en movimiento para televisión en el nuevo contexto digital.
- María-José Esteban. La descripción de material audiovisual en el Instituto Británico del Cine.
- Sérgio Maravilhas. A aplicação de novos conhecimentos para a sustentabilidade com base na informação de patentes.
- Dulce Amélia de Brito Neves, Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira, Julianne Teixeira e Silva, Rosale de Mattos Souza. Representação da informação en arquivística: busca por uma consolidação terminológica.
- Brasilina Passarelli, Francisco Carlos Paletta, Alan César Belo Angeluci, Antonio Hélio Junqueira. Gestão do conhecimento, criatividade e ética no acesso e uso da informação.
- Cláudio Paixão Anastácio de Paula. Contribuições oferecidas pela infestigação das dimensões simbólicas e afetivas do uso da informação para os estudos de usuários e para a gestão do conhecimento: uma análise das comunicações entre professores de uma instituição de ensino superior pública brasileira.
- Blanca Rodríguez Bravo, Críspulo Travieso Rodríguez. Catálogos de nueva generación en las bibliotecas universitarias españolas: una primera exploración.
- Maria da Graça Simões, Maria Manuel Borges, M. Cristina V. de Freitas, Carla Ferreira. O resumo estruturado como recurso na disseminação da produção científica na área da saúde.
- Pablo Soledade, Zeny Duarte. Os arquivos de instituições de saúde: informação para gestão do conhecimento?
- Aida Varela Varela, Marilene Lobo Abreu Barbosa. Organização da informação para gestão do conhecimento: organização e disseminação da informação numa dimensão cognitiva.
Normalização e interoperabilidade para o acesso à informação
- Agnes Hajdu Barat. Knowledge organization is an essential part of KM lifecycle related to open access repositories.
- Agnes Hajdu Barat. Theory and practice of concordance between different editions of UDC.
- Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Francisca Pereir dos Santos, Ria Lemaire. Organização e controle da informação: descrição bibliográfica padronizada para os folhetos de cordel no Brasil.
- Cristina Faba-Pérez, Laura Caballero-Cortés, Isabel Sanz-Caballero. Normalización de modelos para el acceso a la información enfocados al usuario y a las webs de archivos.
- Gracielle Mendonça Rodrigues Gomes, Wellington Marçal de Carvalho. O tratamento do documento arquivístico digital.
- Jacqueline Pawlowski Oliveira, Mauricio Barcellos Almeida, Erika Leite Quintela. Uma visão geral sobre fontes de informação em saúde.
- Gabriela Previdello Orth, Marilda Lopes Ginez de Lara. Organização do conhecimento nas artes digitais.
- Juan-Antonio Pastor-Sánchez, Francisco-Javier Martínez-Méndez, Rosana López-Carreño, José-Vicente Rodríguez-Muñoz. Uneskos. Publicación como Linked Open Data de la Nomenclatura Internacional de Ciencia y Tecnología y del Tesauro Unesco.
- Fernanda Pereira, Gercina Ângela Borém Lima. Usabilidade em bibliotecas digitais: abordagem empírica e analítica.
- Cecilia Rozemblum, Carolina Unzurrunzaga. La edición en instituciones académicas: normalización e interoperabilidad para favorecer el acceso y la visibilidad de la información publicada en revistas científicas.
- Eliezer Pires da Silva, Evelyn Goyannes dill Orrico. A normalização da descrição arquivística e a organização do conhecimento.
- José Ignacio Vidal Liy, Luis Rodríguez Yunta, Rosario de Andrés Verdú. Representación del vocabulario de indización en humanidades con un gestor de tesauros: la experiencia del léxico de las bases de datos ISOC en TemaTres.
Partilhar informação e construir conhecimento nas comunidades virtuais
- Virgínia Bárbara de Aguiar Alves. A influência do open access nas comunidades acadêmicas da área de biblioteconomia no nordeste do Brasil.
- Ronaldo Ferreira de Araúmo, Bruno Felipe Melo Silva, Francisca Rosaline L. Mota. Compartilhamento de vídeos sobre informação em saúde: análise da representatividade da dengue no Youtube.
- Sónia Ferreira, Ana Veloso, Óscar Mealha. Sociabilidade online e os participantes seniores.
- Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez, Maria José Vicentini Jorente. Disseminação da informação nos websites das instituições de patrimônio cultural.
- Lucirene Andréa Catini Lanzi, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Edberto Ferneda. Bibliotecas escolares dinamizadas pelo uso das tecnologias de informação e comunicação.
- Nuno Moutinho, Pedro Leite. Sharing information in a virtual community of crowdfunding: The case of Kickstarter.
- Jacqueline Pawlowski Oliveira, Edison José Corrêa Edison, Maria Rizoneide Negreiros Araújo. A biblioteca virtual como instrumento de educação médica.
- Louise Anunciação Fonseca de Oliveira, Maria Teresa Navarro de Britto Matos. O uso das ferramentas web 2.0 nas instituições arquivísticas nacionais de tradição ibérica: uma reflexão sobre a cultura participativa.
- André Pequeno dos Santos, Marco Antonio Almeida. Políticas informacionais e culturais: um caminho em busca do livre acceso aos recursos e conteúdos informacionais, científicos e culturais na internet.
- Eliete Correia dos Santos, Francinete Fernandes de Sousa. A informação acadêmica em edublogs: tensão dialógica e (multi)literacia.
- Célia Soares, Ana Veloso, Óscar Mealha. Construção de comunidades de partilha para utilizadores seniores.
- Ana Lúcia Terre, Georgina Araceli Torres Vargas. Projeto de uma biblioteca digital conjunta entre o México e Portugal: uma ponte para apoiar a investigação e o ensino em biblioteconomia e áreas afins.
- Jesús Tramullas, Piedad Garrido, Ana I. Sánchez-Casabón. Funcionalidades de clasificación en sistemas de gestión de contenidos: evaluación de prestaciones.
- Esther-Juliana Vargas-Arbeláez. Ejercicios de gobernanza en comunidades académicas virtuales. Indagaciones conceptuales sobre las dinámicas digitales de socialización del conocimiento.
Informação local e organização global: interação e estratégias
- Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Aurora Cuevas Cerveró, Emir José Suaiden. Construção social de um território local de atuação para a biblioteca pública: estratégias e políticas.
- Henriette Ferreira Gomes, Aida Varela Varela. A organização do conhecimento para o acceso universal: as contribuições de Otlet, Bradford, Ranganathan, Dahlberg e Lancaster.
- Carlos Henrique Juvêncio, Georgete Medleg Rodrigues. O mundaneum no Brasil. O Serviço de Bibliographia e Documentação da Biblitoeca Nacional e seu papel na implementação de uma rede de informações científicas.
- Marielle Barros de Moraes, Marco Antônio de Almeida. Cultura, globalização e tecnologia. A mediação nos currículos dos cursos de ciências da informação no Brasil e na Ibero-América.
Igualdade e diversidade em organização do conhecimento
- Mario Barité, Stephanie Colombo. Garantía cultural y sesgo positivo: aproximación teórico-metodológica.
- Jaqueline Santos Barradas, Solange Francisca Mazzaroto, Clóvis Ricardo Montenegro de Lima. Interaçoes comunicacionais e aprendizagem nas organizações complexas.
- Mona Cleide Quirino da Silva Farias, Carlos Cândido de Almeida. Contribuições da semiótica da cultura para a organização do conhecimento.